segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Cronista de Minas

 
 
Andreia Donadon e Manoel Hygino

O CRONISTA DE MINAS
Andreia Donadon Leal *
O cronista do Jornal Hoje em Dia, Manoel Hygino dos Santos, recebeu no dia 28 de janeiro de 2011, a Medalha Grau Ouro e o Certificado “Cronista do ano do Estado de Minas Gerais”, pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, com sede brasileira no Rio de Janeiro e Chancelaria Internacional na Ilha da Madeira – Portugal.
Hygino é um dos cronistas mais sensíveis às causas culturais do Estado de Minas Gerais. Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, terra natal de Darcy Ribeiro, Arhur Lobo e João Valle Maurício, vive atualmente em Belo Horizonte. O escritor cursou Bacharelato pelo Ministério da Educação do Uruguai, em 1953; Anatomia, Citologia, Histologia, Faculdade de Medicina de Montevidéu, 1953. Exerce a profissão de jornalista no Hoje em Dia – Belo Horizonte, Ouvidor e editor do Jornal Santa Casa Notícias. Pertence a importantes associações como o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Associação Mineira de Imprensa, Academia Montes-Clarense de Letras, Academia de Letras de Salinas, Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Academia Mineira de Letras, Sócio Honorário da Academia Municipalista de Minas Gerais, dentre outras.
Tem publicado, entre outros, os seguintes livros: Vozes da Terra, contos e crônicas, ed. do autor, 1948; Considerações sobre Hamlet, ensaio histórico-literário, ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1965; Raspútin, último ato da tragédia Românov, ensaio, ed. Júpiter, 1970; Governo e Comunicação, monografia, ed. Imprensa Oficial, 1971; Hippies, Protesto ou Modismo, ed. Júpiter, 1978; Antologia da Academia Montes-clarense de Letras, ed. Comunicação, 1978, coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira; Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana, ensaio, ed. Júpiter, 1979; No Rastro da Subversã, ensaio, ed. Faria, 1991;  Darcy Ribeiro, o ateu, biografia, ed. Fumarc, 1999; Notícias Via Postal, correspondência, 2002; Tu és Pedro Nava- Um crime que ficou sem castigo, ensaio, gráfica O Lutador, 2004; Santa Casa de Belo Horizonte - Uma História de amor à Vida, edição Conceito comunicação e Cemig, 2005.
O mestre das letras e da cultura mineira em 2010 lançou inquietante obra: Jesus – Causa Mortis, que recria a figura do Filho de Deus, numa linguagem contemporânea, escorreita, suave e de fácil compreensão.
Manoel Hygino já prefaciava livros desde o ano de 1950, quando era diretor da Editora Revista Esfinge em Montes Claros. E continua, prefaciando autores consagrados, autores emergentes; das terras mais longínquas de Minas e do Brasil, dando voz, vida e louvores à produção cultural em suas diversas dimensões temporais e espaciais. O cronista de Minas redige cantando e contando em suas crônicas diárias, estampadas na página do Jornal Hoje em Dia, com limpidez, elegância e argúcia a atualidade política, social e cultural. É também conhecedor insuperável da alma humana. A crônica vive um momento de plenitude com Manoel Hygino.


Formada em Letras pela UFOP – Mestranda em Literatura, cultura e Sociedade pela Universidade Federal de Viçosa.
 
Texto publicado no Jornal Hoje em Dia - 29 de janeiro de 2011. ARTIGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário