domingo, 19 de dezembro de 2010

Festa de Confraternização da AMULMIG

PARA VISUALIZAR AS FOTOS DA FESTA, ACESSE:


A AMULMIG reuniu-se em 14 de dezembro de 2010, às 16h, em sua sede, para Reunião de encerramento do ano acadêmico de 2010. A reunião foi presidida pela acadêmica Elisabeth Rennó e cerimoniada pela acadêmica Angela Togeiro.
Como ponto inicial de pauta foram entregues Diplomas de Destaque Cultural Internacional - AMULMIG 2010 e de Destaque Cultural Nacional - AMULMIG 2010 e Diploma de Mérito Amigo da Cultura - AMULMIG 2010 a acadêmicos e entidades que contribuíram para o engrandecimento da AMULMIG durante o ano de 2010.
Destaque Cultural Internacional - AMULMIG 2010ALICE SPÍNDOLA CARDOSO
ANDRÉIA APARECIDA SILVA DONADON LEAL
ELZA AGUIAR NEVES
Destaque Cultural Nacional - AMULMIG 2010CELY MARIA VILHENA DE MOURA FALABELLA
CÂNDIDA CORREA CORTES CARVALHO
MARIA LÚCIA DE GODOY PEREIRA
ELISABETH FERNANDES RENNÓ DE CASTRO SANTOS
LUIZ CARLOS ABRITTA
ANGELA TOGEIRO FERREIRA
FRANCISCO VIEIRA CHAGAS
MARIA CONCEIÇÃO ANTUNES PARREIRAS ABRITTA
GABRIEL BICALHO
JOSÉ BENEDITO DONADON LEAL
JOSÉ SEBASTIÃO FERREIRA
JORNAL ALDRAVA CULTURAL – MARIANA/MG
Diploma de Mérito Amigo da Cultura - AMULMIG 2010ANA ATAÍDE FERREIRA DA SILVA
ZENI DE BARROS LANA
JOSÉ ANCHIETA DA SILVA
LUIZ ALBERTO DE ALMEIDA MAGALHÃES
MEIGA VILLAS BOAS VASCONCELLOS
TECGRAF GRÁFICA E EDITORA LTDA
MARIA VERA FAGUNDES BARRETO
ALTAIR ANDRADE DE PINHO
CÉSAR PEREIRA VANUCCI
JANINE FANUCCHI DE ALMEIDA MELO
LUCÍLIA CÂNDIDA SOBRINHO
ZAÍRA MELILLO MARTINS
A Academia de Letras do Brasil - Mariana, representada pelo presidente executivo, acadêmico J. B. Donadon-Leal e pelo Secretário, acadêmico Gabriel Bicalho, efetuou a Diplomação da Acadêmica Elisabeth fernandes Rennó de Castro Santos como Membro Honorário. A indicação da acadêmica foi aprovado por unanimidade pela Comissão Executiva da Academia de Letras do Brasil - Mariana.
O Instituo Brasileiro do Culturas Internacionais - InBRasCI - Representação de Minas Gerais, outorgou o Diploma de Mérito Cultural, com sua respectiva Medalha, a acadêmicos da AMULMIG que muito contribuíram para a valorização da Cultura de Minas Gerais e do Brasil.
Apresentação dos agraciados com Diploma de Mérito Cultural InBRasci - Minas Gerais, em 14 de dezembro de 2010.
Elisabeth Fernandes Rennó de Castro nasceu em Carmo de Minas. Especializou-se em Literatura Brasileira com o Curso de Pós-graduação pela UNIFED/MG. Obteve o título de Mestre em Literatura Brasileira com a aprovação da dissertação A Aventura Surrealista de Ledo Ivo: Invenção e Descoberta, em 1985. Presidente Emérita da Academia Feminina Mineira de Letras; Presidente da Academia Municipalista de Minas Gerais; Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e membro da Academia Mineira de Letras. Possui 10 livros publicados. Recebeu diversos prêmios literários.
Almira Guaracy Rebêlo – Nascida em Passos-MG. Escritora e poeta, com trabalhos premiados e publicados em diversas antologias nacionais. Vencedora em vários concursos nacionais de poesias, contos, crônicas e trovas. Entidades culturais a que pertence: Membro Efetivo da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais (AMULMIG, Academia Feminina Mineira de Letras (AFEMIL) União Brasileira de Trovadores (UBT). Membro Emérito da Academia de Letras de Conselheiro Lafaiete-MG. Livros Publicados: CORTINA RENDILHADA – Editora Mazza – 1994 – TODO SENTIMENTO 2001 – Trovas – Em fase de publicação: MUTAÇÕES – Poema
Thereza Costa Val - Nome literário de Maria Therezinha da Costa Val Araujo. Graduada em Pedagogia,com curso de pós-graduaçao,exerceu atividades na área educacional,por vocação. Autora de doze livros didáticos para alunos do ensino fundamental que foram largamente adotados em escolas públicas e particulares em Minas Gerais e de outros estados brasileiros. É autora de dois livros de trovas: "Navegando em Quatro Versos" e "Emoção e Razão",feito em parceria com o trovador José Fabiano. Publicou "O Espelho na Trova e o Trovador", livro de ensaio.Seu livro de literatura infantil "A Bruxa Zambaia" conquistou o 1º lugar no Grande Prémio Minas de Cultura, IV Prémio Henriqueta Lisboa,de Literatura Infantil. Pertence à Academia Feminina Mineira de Letras e à Academia Minicipalista de Letras de MG.
Ismaília de Moura Nunes – Engenheira Civil (UFMG); Engenheira Sanitarista (UFMG). Urbanista (UFMG). Pós-graduada em Urbanismo (Instituto Politécnico de Milão – Itália) Engenheira aposentada da Prefeitura de Belo Horizonte e Professora aposentada da Escola de Arquitetura da UFMG. Ex-professora de História da Arte da Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais e do Centro Brasileiro de Cultura Italiana de Belo Horizonte. Membro Efetivo do Instituto Geográfico e Histórico de MG, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia Feminina Mineira de Letras. Autora do livro: História, Arte, Literatura (2004). Participante do livro: Memória de Ruas (1992) Recebeu diversos prêmios, entre eles: Diploma de Personalidade Cultural de 2004 da União Brasileira de Escritores.
Luiz Carlos Abritta nasceu em Cataguases, Minas Gerais, filho do poeta e magistrado Oswaldo Abritta e de Yolanda Nery Abritta. Procurador de Justiça aposentado. Foi presidente da Associação Mineira do Ministério Público. Eleito Conselheiro da OAB/MG onde permaneceu por seis anos e exerceu as funções de Presidente do Tribunal de Ética daquela entidade. Foi presidente da UBT de Belo Horizonte, sendo, atualmente, Presidente da UBT/Minas Gerais. Exerceu a presidência da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais por oito anos. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e seu patrono é o Senador Levindo Coelho. Tem dez livros publicados.
Elza Aguiar Neves nasceu em Viçosa, Minas Gerais.Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia Feminina Mineira de Letras. Livros publicados: poesia; “Cristais”, “Drusa” e “Pedras do Tempo”, “Contos de areia” – contos; “Alfazemas e Corais” – crônicas. Infantis: “Sob o céu de Casa Branca”, “Reno”, Depois do “Arco íris”, ”Sinfonia viva”, “Asas ao vento”, “Carol, a boneca que tem alma”e “Uma lua rosada e a estrela fujona”, ainda não lançado. Em 2009, fez o Projeto “Encontro com a leitura”, com a finalidade de promover maior aproximação dos jovens com os livros. Sua proposta: reuniões literárias nas comunidades rurais e distritos de municípios de Minas Gerais, com doação dos livros apresentados aos participantes.Participou do Projeto Projovem Adolescente levando-lhes o tema Poesia e doando aos participantes o livro “Drusa”.Recebeu no dia 30 de novembro de 2010 o certificado de Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix, Suisse / France. Tem quatro livros infantis, ilustrados, prontos para serem editados no início do próximo ano.
Diploma de Agente da Paz, da Leitura e do Livro
A Embaixada Universal da Paz, Aldrava Letras e Artes e Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta outorgaram o Diploma de Agente da Paz, da Leitura e do Livro a Auxiliadora de Carvalho e Lago, pelos relevantes serviços prestados à paz, e à promoção do da leitura e do livro.

Mensagem da Andreia Donadon Leal - Presidente fundadora da Academia de Letras do Brasil - Mariana e Governadora do InBRasCI - Minas Gerais.
  Senhoras e senhores acadêmicos da AMULMIG, há uma lista incalculável de homens e de mulheres que contribuíram ou deram os primeiros passos para o avanço em diversas áreas no mundo. O vanguardista Picasso estava em plena inspiração quando inventou o cubismo e seu estilo inconfundível na arte pictórica; o impressionista Monet, ao libertar a pintura do espartilho modelado pela Escola de Belas-Artes, criando o trabalho: “Impressão, sol, nascente”, que o levou a reunir os integrantes do movimento impressionista; Machado de Assis, ao introduzir o realismo, na literatura brasileira e fundar a Academia Brasileira de Letras; Santos Dumont, ao inventar o avião e Anita Malfatti, ao levar o modernismo à pintura. A criatividade dos gênios também se relaciona com a produtividade e o trabalho árduo. Às vezes, os exemplos mais contundentes de gênios envolvem pessoas que produzem seu melhor trabalho em uma idade ainda muito tenra. Nem todo gênio, entretanto, produz um trabalho excepcional no início da vida, como fizeram Einstein e Mozart. Às vezes, eles realizam sua obra, quando estão mais velhos.
  
De onde vem a criatividade? Da alma? Do cérebro? Ou os dois conjugados? Talvez nunca saibamos com precisão de onde ela vem, porque algumas pessoas usam sua criatividade mais do que as outras ou por que são mais criativas durante períodos específicos da vida. Pode ser que nunca saibamos.
  
Os agraciados de hoje são os seres DAS IDEIAS, DO PENSAMENTO, DA REFLEXÃO E DA AÇÃO. Suas ideias fluíram, saíram do papel e hoje podem ser contempladas pelo povo desta terra. Todos os seus feitos merecem nossos aplausos. Os gênios são vitais para o aprimoramento da ciência, da tecnologia, da política, enfim, da cultura. Sem eles, nossa compreensão da matemática, da literatura, da música, seria completamente diferente ou nem existisse. Os Estimados confrades, seres da cultura, das letras, das leis, recebem hoje, a COMENDA de MÉRITO CULTURAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS-MINAS GERAIS pelos relevantes serviços prestados à cultura mineira e à contribuição às causas de uma Minas Mais.
  
Se Belo Horizonte é exemplo de Minas, Elizabeth Rennó, Luiz Carlos Abritta, Almira Guaracy Rebêlo, Thereza Costa Val, Ismaília de Moura Nunes, Elza Aguiar Neves e Auxiliadora de Carvalho e Lago são exemplos de seres culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário