quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AMULMIG RECEBE ALUNOS DO PROJOVEM DE OURO PRETO

 Alunos do ProJovem pegam livros da Árvore de Natal de Livros da AMULMIG
 Alunos do ProJovem e a Acadêmica e Embaixadora Universal da Paz - Elza Aguiar Neves
 Pronunciamento do Prefeito de Ouro Preto, Dr. Angelo Oswaldo
 Alunos do ProJovem na Sede da AMULMIG
 Pronunciamento da Acadêmica da AMULMIG, Andreia Donadon Leal
 Pronunciamento do Prefeito de Ouro Preto, Dr.Angelo Oswaldo
 Pronunciamento da Embaixadora Universal da Paz e Acadêmica da AMULMIG Angela Togeiro
 Elza Aguiar Neves recebe o Título de Embaixadora Universal da Paz
Árvore de Natal de livros da AMULMIG

A Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais - AMULMIG - recebeu no dia 29 de novembro de 2010, 140 jovens do ProJovem Urbano de Ouro Preto, em sua sede, na Rua Agripa Vasconcelos, 81 - Alto das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
O projeto é da acadêmica Elza Neves Aguiar, que realiza trabalhos de incentivo à leitura, ao livro e à literatura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Os jovens foram conhecer a sede da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, assistir a uma reunião e bate-papo com os acadêmicos.
Participaram da sessão especial, o Prefeito Angelo Oswaldo, a Secretaria de Desenvolvimento Social, os Coordenadores e Professores do ProJovem Urbano e demais autoridades da Secretaria de Educação da cidade de Ouro Preto.
Os 140 alunos receberam exemplares do Jornal Aldrava Cultural e livros dos escritores aldravistas e Membros da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais: Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, Andreia Donadon Leal - ações do Projeto Poesia Viva - a poesia bate à sua porta - Projeto vencedor do Prêmio VivaLeitura - 2009- do Mec-Minc, em uma árvore de natal montada pela Equipe de Arte da AMULMIG.
Os acadêmicos Conceição Parreiras Abritta, Elizabeth Rennó e Luiz Carlos Abritta também distribuíram exemplares de suas obras para alguns alunos do ProJovem Urbano de Ouro Preto.
O ProJovem Urbano tem duração de 18 meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional e aulas de informática. Ao integrar ensino fundamental, qualificação profissional e ação comunitária, o Programa busca oferecer oportunidades para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos, re-elaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se re-posicionem quanto a sua inserção social e profissional.
O curso tem duração de 18 meses ininterruptos e oferece qualificação profissional em Construção e Reparos II e na área de Saúde. Está em andamento um estudo para a implantação de um terceiro curso, o de Telemática. As aulas serão ministradas na Escola Municipal Juventina Drummond e na Escola Municipal Haydée Antunes. Para o jovem que tiver acima de 75% de freqüência e aproveitamento, será oferecida uma bolsa mensal em dinheiro. O início das aulas será no dia 1º de outubro. Caso o aluno não tenha histórico escolar, o jovem será submetido a um teste de proficiência.
O Prefeito Angelo Oswaldo agradeceu e elogiou o trabalho e parceria da professora Elza Aguiar, a recepção da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, através da Presidente Elizabeth Rennó, cumprimentou os demais acadêmicos e elogiou o trabalho e a atuação dos Membros da Academia de Letras do Brasil-Mariana, que também estavam presentes na reunião especial.
No encerramento da sessão, a acadêmica Elza Aguiar Neves recebeu o título de Embaixadora do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).
A nomeação de um Embaixador da Paz é destinada aos ativistas da paz, líderes de organização internacionais, defensores humanitários, ativistas do meio ambiente, cientistas, artistas, escritores e os que atuam pela não violência, militantes dos direitos humanos. Estas pessoas são homens e mulheres que conquistaram respeito pelo seu projeto de vida.
O título de Embaixador Universal da Paz é uma nomeação feita em Genebra, na Suíça, às pessoas que lutam pela paz no mundo. A proposta foi feita pela Embaixadora e Acadêmica da AMULMIG, Angela Togeiro que destacou o trabalho humanista e exemplar de Elza Aguiar, no incentivo à leitura em Ouro Preto e em outras cidades de Minas Gerais. O título foi entregue pela Embaixadora e Membro Efetivo da AMULMIG, Andreia Donadon Leal, que leu a nomeação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário