segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana Luso-Brasileira III



Semana Luso Brasileira III
“Lisboa velha cidade”...

Acadêmica Vilma Cunha Duarte

A viagem em Lisboa chega ao fim. Ótima! 

Cultura, História, encantamento, lazer, comida boa com prosa boa, laços de amizade nova se apertando, presente de nunca esquecer.

Depois, decolar de novo e descer em Funchal, capital da Ilha da Madeira, antes de regressar.



Segunda-Feira, dia 8 de Abril

De manhã meu amigo de lá e eu, almoçamos bacalhau grelhado no requintado restaurante da Casa D’Alentejo, imponente palacete dos bons tempos. Depois de passear pelo Rossio, onde fica a estátua de Dom Pedro I, Dom Pedro IV, pra eles.  Arquitetura belíssima, história ao vivo e em cores, lojas de souvenir, comprinhas modestas, e degustação da “ginjinha”.

Ginja (cereja ácida), pequeno fruto redondo de cor vermelha escura e sabor agridoce.

O licor de ginja ou ginjinha, aromático e de teor alcoólico moderado. Já foi uma bebida da burguesia por causa do preço alto.  Hoje, é muito popular.



À tarde, visitamos as Exposições: “Escritoras Brasileiras Editadas em Portugal” e “Literatura de Cordel Brasileira”, ambas patentes na Biblioteca Nacional de Portugal, com o show de aula da Professora de História, Doutora Ana Cristina Martins. Tive a honra de me cadastrar como escritora e deixar um dos meus livros na imponente Mansão da Leitura.

.

Mais tarde fomos recebidos na ULHT, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com Conferência por Poeta Aldravista, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravistas, e lançamento do Livro O Pão Nosso, do poeta aldravista português, Dr. Vítor Escudero.

E Cerimônia Acadêmica de entrega de Medalhas e Diplomas.

Em seguida, jantar Informal na Cantina da Universidade. Delícias no bandejão português.



Mais tarde, Cerimonia Acadêmica rica em conteúdo no Salão Nobre da Academia Portuguesa de Ex-Líbris . Inauguração da Exposição: “O Esplendor do Ex-Líbris Brasileiro, nas Colecções Portuguesas”. Lançamento de O Livro das Aldravias, Nova Forma/Nova Poesia.  Lançamento do Livro O Pão Nosso, Aldravias Portuguesas, de Vítor Escudero. Distribuição de Diplomas e Insígnias da Academia Portuguesa de Ex-Líbris e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravistas. As sedes das Academias de Letras, regalo arquitetônico, histórico e cultural.



Terça-Feira, dia 9 de Abril:

Manhã livre.  Descansei, que não sou de ferro.

Às 15 horas, 1ª Bienal do Mediterrâneo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, no Convento dos Cardaes, em Lisboa.

Nilze, a curadora brasileira fez bonito com a mostra de livros, pinturas de artistas brasileiros, e entrega de prêmios para pintores portugueses. Foi servido um coquetel no capricho. Entre outras tentações, os famosíssimos “Pastéis de Belém”, derretendo na boca.



Mais tarde, Cerimônia Académica no Salão Nobre da Academia de Letras e Artes. Colóquio/Mesa Redonda: Poesia Contemporânea Brasileira. Entrega de Medalhas de Membro e de Mérito Cultural  à Escritora Celeste Cortez. Lição Magistral de Sapiência pelo Presidente da Academia de Letras e Artes, Professor Doutor António de Sousa Lara. Aprendizagem todo dia, com excesso de bagagem cultural.

  

Em seguida, Jantar Típico, presidido por S S  Dom Filipe Folque de Bragança e Borbón de Mendonça, Marquês  de Loulé e Conde do Rio Grande. 

E pelo presidente da Academia de Letras e Artes , o palestrista da noite.   A festa gastronômica no Restaurante Tradicional do Monte Estoril em Cascais, com pratos típicos e vinhos fantásticos. Difícil foi escolher.

Com todo o respeito, além da simpatia, Dom Filipe é um pão. Meu repente da noite, teve algo de “Real”.

Aquelas Suas Altezas... Haja, Deus! Acabo virando monarquista.



Lisboa me cativou de cara no-muito- prazer. 

Com motivos de sobra pra eu voltar a 3ª vez.  Ter recebido três diplomas de Academias de Letras Portuguesas ajuda a fazer as malas.

Me queres, queridona?

Voltarei!








Nenhum comentário:

Postar um comentário