domingo, 31 de julho de 2011

04 Sonetos da Acadêmica Thereza Costa Val

Sagração das Luzes (série Portais - 2006) DL

A VIDA REVIVIDA   

                                                                    Thereza  Costa  Val

                                  É  tarde   em  minha vida...  Em  meu  outono
                               recordações  me  assaltam,  incontidas.
                           Em  minha  tarde, só,  neste  abandono,
                                  revivo  as   emoções  antes sentidas.


                                  Se as  emoções  vividas dimensiono,
                                  ressalto amargas  perdas, tão  sofridas...
                               Em  meio  às  relembranças  me  emociono,
                                  lembrando o amor que tive, sem medidas.


                               Levou-me a  vida  o  amor  e, por maldade,
                               faz-me sentir  o  peso  da saudade
                                  na  solidão  da  longa  viuvez.


                                 Tristezas, alegrias... Nada olvido,
                                 pois tudo o que passei  foi bem vivido
                                 e  eu  viveria tudo,  uma  outra  vez!
                                                                                                       

                            ( 1º lugar no Concurso “Brasil dos Reis” do Ateneu
                                   Angrense de Letras, de Angra dos Reis,RJ, 2007, tema:Vida)                        


                                                  PERFUMES

                                                Thereza  Costa Val

                          A  tudo que  marcou a minha  vida
                          parece que um perfume está ligado:
                          registro uma fragrância definida
                          de um tempo... um caso... e alguém que foi amado...

                          Se acaso um certo aroma me convida,
                          retorno com saudade ao meu passado
                          e, nessa volta, sigo comovida
                          o apelo do sentido despertado.


                          Mistério que não tem explicação:
                          perfumes trago vivos na memória
                          que ativam meus sentidos e a emoção.


                          Tão doce vem o aroma lá da infância!
                          Mas foi o amor perdido em minha história
                          que mais gravou em mim sua fragrância...     



                                 CARÊNCIA

                                                     Thereza  Costa Val


                   Vagando  pelas  ruas,  o   menino,
                   sem  esperança,  sem  palavra  amiga,
                   não   sabe  o  que  esperar   de  seu  destino
                   nem   sabe  se  algum  dia  a  paz  consiga.


                   Conhece  o  sofrimento,  o   pequenino:
                   a  dor,  o  desabrigo, o  mal,  a  intriga,
                   e   a  fome  sempre  o  traz  em   desatino...
                   E  por  viver  com   fome,  ele  mendiga.   

  
                   Pobre  criança   entregue  à   própria   sorte
                   que  a  vida  leva  em  luta  contra  a  morte,
                   seguindo  o  que,  da  rua,  a  lei  ordena!


                  Como  ser  bom  se  a  sorte  não  ajuda!...
                  Ele    quer,  na   sina  que  não  muda,  
                  ganhar   de  alguém  carinho ...   em  vez de  pena!




                                              SALMO

                                                          Thereza  Costa Val
                                                              
                         Tu me conheces tanto, meu Senhor,
                         conheces meu sentir, meus pensamentos,
                         de longe, tu conheces meus intentos
                         e até dos passos meus és sabedor!
        

                           Vês, com clareza, meu interior; 
                      sabes de mim   em   todos  os    momentos...
                        Se sabes quando passo por tormentos,
                           escuta a minha voz e o meu clamor!


Em minha mãe estava _ o ventre  terno _
e lá me viste... Sabes meu futuro,
tamanho é o teu poder: total, eterno!


                        Sonda, Senhor,  e vê meu coração!...
                        E se eu trilhar caminho mau, impuro,       
                           põe-me,   de novo, em boa direção.              

                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário